segunda-feira, 17 de junho de 2013

Missão= Uma Eterna Colheita

Uma Eterna Colheita é uma das missões mais trabalhosas de todo o Dofus, senão a mais trabalhosa. Se você tirar um tempo para ler os diálogos de Otomai, descobrirá que o propósito de todo o seu trabalho é levar cada uma das espécies presentes no Mundo dos 12 para o alquimista guardar, na forma de pedras de alma, como uma forma de conservar a essência de todas as criaturas vivas - pois este acredita que um dia, num mundo pós-apocaliptico, haverá a necessidade de usa-las.

É recomendado que você possua tempo, dinheiro e um grupo forte para adquirir cada uma das pedras de alma requeridas. Infelizmente, você dificilmente sera capaz de capturar cada um dos monstros, o que te custará dinheiro. E, mesmo que você esteja disposto a pagar, haverá vezes em que você não encontrará o monstro em questão para compra. Assim, dependendo da região, você precisará de um grupo forte para ser bem sucedido na captura.

Porém, entenda que é normal levar tempo, meses para chegar ao fim da missão. Comece cedo, aproveitando do que você ja dispôe, e evolua dentro do seu ritmo. E, caso você seja bem sucedido em sua tarefa, ganhará nada mais, nada menos, que um Dofus Ocre, o dofus de PA.

Uma Eterna Colheita é uma missão pré-Dofus 2.0 e por isso não inclui as famílias de monstros de expansões posteriores a esta atualização, como Frigost.

2. Informações Gerais

Estando ciente dos pré-requisitos, vistos na Ficha Técnica e Introdução, você está pronto para o trabalho duro. Sua missão, como já dito, é levar, na forma de Pedra de Alma, cada um dos monstros requeridos pela assistente do Otomai.

Para maior praticidade, durante este tutorial também irei me referir a Pedras de Alma cheias como soul.



Assim, sua busca consiste em:

2.1 Etapas
  • Etapa 01 a Etapa 16: Monstros tradicionais
  • Etapa 17 a Etapa 19: Chefes de Calaçouço
  • Etapa 20 a Etapa 34: Arquimonstros*
  • Etapa 35: Kralamor Gigante

Você pode conferir a listagem completa, bem como a localização de cada monstro, no Dofus Wiki - Inglês, ou uma versão incompleta no Dofus Wiki - Português.


Para avançar de etapa, é necessário entregar todas as Pedras de Alma com os monstros requeridos. Lembrando também que ao iniciar a missão e ao encerrar cada etapa, você recebe as pedras necessárias a captura dos monstros seguintes.

* ver conceito no item 4

2.2 Experiência

A experiência total ganha durante Uma Eterna Colheita é extremamente relevante e independe do seu nível, ou seja, um nível 50 ganhará a mesma quantia de experiência que um nível 150. Por isso, é muito interessante aproveitar a quest também como forma de upar.

Experiência Total: 261,489,240 XP


3. Pedras de Alma

Como explicado no item 2.1, ao iniciar a missão e ao encerrar cada etapa, você recebe as pedras necessárias a captura dos monstros seguintes.

3.1 Adquirindo Souls
  • Captura: Você deve possuir o feitiço Captura de Almas, adquirido ao fim do Calabouço Bulb (em 19,-22). Você deve equipar uma Pedra de Alma vazia com nível igual ou superior ao monstro de maior nível da mob. Antes de finalizar a luta, o feitiço deve ser conjurado.
  • Compra: Você pode comprar souls na Loja de Almas de Bonta (-32, -57) ou Brakmar (-27,38), evitando assim o trabalho de procurar pelos monstros.

3.2 Entregando as Pedras de Alma

É importante notar que ao entregar uma Pedra de Alma cheia, a assistente de Otomai irá retirar apenas o monstro requerido. Por exemplo:

Você está na Etapa 5, onde deve entregar um Wabbit Preto. Porém, em sua soul há um Wabbit Preto e um arquimonstro, Tiwana, o Sinal. Ao entregar a pedra, retira-se apenas o Wabbit, conservando o arquimonstro* para ser entregue posteriormente.
 Soul antes de entregar o Wabbit > Soul após entregar o Wabbit

* ver conceito no item 4

4. Arquimonstros

A grande dificuldade da missão está em conseguir todos os arquimonstros pedidos. Arquimonstros são versões raras e mais fortes de monstros tradicionais. Para identifica-los é fácil: seu nome é bem diferente do normal, e aparece em negrito na descrição da mob.
                                                                                                     Exemplo de mob com Arquimonstro
Para maior praticidade, durante este tutorial também irei me referir a arquimonstros como nulls.

Algumas informações sobre arquimonstros:
  • Se um jogador mata um arquimonstro sem captura-lo, em pouco tempo ele irá renascer
  • Monstros tradicionais e arquimonstros nascem no jogo baseado num sistema de "filas". Assim, para um arquimonstro surgir, é necessário que este chegue ao início da fila, que é atualizada ao passo que jogadores matam monstros. Por isso, se você deseja capturar um arquimonstro, a melhor forma de fazer isso é matar mobs exaustivamente em sua área.
  • Talvez você tenha matado mil mosntros de uma região e ainda assim o arquimonsro não nasceu. Isso é porque, além de tudo, existe um tempo mínimo requerido para um arquimonstro nascer novamente, após ter sido derrotado e capturado.
  • Acredita-se que arquimonstros diferentes possuem tempo de renascimento diferentes, justificando assim a maior raridade entre uma criatura e outra.

  • Preços de arquimonstros podem variar drasticamente, em que um custa 10kk e o outro 10mk. O conhecimento de preços vem apenas com experiência de quem acompanha lojas, mercadores e tenta captura-los também.

5. Métodos para completar a Colheita

Ok, ao iniciar a missão, você pode optar por duas alternativas diferentes de completa-la:


1. Etapa por Etapa

A primeira forma é completar a missão etapa por etapa, ou seja, a cada lista de monstros pedidos, você vai atrás deles e entrega, partindo para a próxima etapa.

Eu, particularmente, não recomendo, porque torna a missão extremamente demorada, já que existem passos não tão avançados que já exigem criaturas raras, complicadas de conseguir. Assim, você empaca na Colheita, enquanto podia já estar adiantando outras etapas, deixando as capturas mais trabalhosas para o fim - quando você tem bem mais gás e ânimo para se esforçar (e gastar) para finalizar a missão.

2. Arquimonstros - Temos que Pegar

Pois bem, a segunda forma é o método que eu segui para completar a missão 2 vezes e já estar trabalhando em completa-la mais uma vez. Ela é baseada em focar na captura e/ou compra de Arquimonstros, a parte de fato complicada da Colheita.

Para isso, eu utilizo uma planinha, disponibilizado no item Download, no início do tutorial, onde organizo quais nulls já tenho, quando gastei com elas, entre outras informações. Assim, apenas quando já estou bem avançada com os arquimonstros começo a pensar nos monstros tradicionais e chefes de calabouço.

E este é outro ponto muito prático deste método: Muitos monstros tradicionais estarão nas pedras de alma que contém arquimonstros também, evitando que você gaste tempo ou dinheiro mais de uma vez com a mesma criatura. O aproveitamento de suas souls é bem melhor.

A escolha é de cada um, mas quem procura a forma mais rápida e prática de completar a quest, certamente escolherá o segundo método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário