domingo, 16 de junho de 2013

Guia Magus - Modifique seus itens

Este tutorial é para mostrar pra vocês que “magear” um ítem é como a matemática, não é um “bicho de sete cabeças”  só é preciso calcular o sistema de equivalência dos poderes do item. Claro, sabemos que não tem como controlar 100% do que acontece com o item porque não somos videntes ou aprendizes de Nostradamus, mas podemos pelo menos facilitar o nosso desempenho no aprimoramento de um item para que assim possamos obter um resultado mais agradável do que teriamos se não soubéssemos o que é e como funciona o sistema de aprimoramento.
Introdução – Alterações no sistema de aprimoramento
Há algum tempo atrás, lá nos primeiros anos do servidor, o sistema de aprimoramento de itens era mais bruto, não dispunha da complexidade e diversidade em runas e na efetividade delas nos equipamentos, por exemplo: quando se queria subir o nível de uma profissão de “magus” nos primeiros anos, só era preciso meter à mesclar umas 10.000 Runas de Forja Mágica em um item qualquer, deixava-se mesclando e quando terminasse, a profissão já estaria a nivel 100.
Hoje em dia, com o novo sistema de efetividade das runas que é definido pelo espaço de poder em item podendo indentificar quando é que teremos mais facilidade ou dificuldade para se conseguir a entrada de uma determinada runa de forja no item… o que conhecemos e alguns “desconhecem” como  + afundar e  -afundar (+sink e -sink),  que exérce no item o que eu chamo de “informação de espaço disponível no item”, porque quando mesclamos uma runa no item, iremos obter juntamente com o resultado, as informações da alteração no espaço do poder do item.
O que significa +afundar e -afundar?
Antes de começarmos a aprender o que são e como funcionam os “sinks” vamos ter em mente que +afundar é bom e  -afundar é ruim.
Quando você põe uma grande quantidade de runas do mesmo tipo, claro que no começo ela vai entrando porque ainda pode se ter um certo espaço de poder no item, mas conforme vai entrando e derrubando stats de poder menor que a característica da runa, você vai perceber que irão começar a aparecer muitos -afundar nos resultados da mesclagem de cada runa, ou seja,  menos espaço, e assim vai cada vez mais dificultando a entrada das runas até que chegue um momento que ela não entrará mais, em alguns casos começa até mesmo a derrubar a própria categoria.
Já noutro caso, quando uma runa de determinado poder derruba uma característica de poder maior que ela , teremos o +afundar, ou seja, mais espaço, e assim vai cada vez mais facilitando a entrada de runas.
Descobrindo a Equivalência
Para descobrirmos qual é a equivalência das características, basta darmos over em uma determinada característica e quebrarmos esse over com uma runa qualquer, então o valor que essa runa quebrar no over será o valor que a runa representa na equivalência com o outro stats, por exemplo:
Esse é o estado atual do nosso item.
Solomonk
|+232 Vitalidade
|+46 Força
|+51 Agilidade  [Over de 1 Ponto]
|+7 Golpe Crítico
|+7 Danos
|+19 % de Poder
|+22 Danos  para Armadilhas
|+296  Iniciativa
Sabemos que o limite da Agilidade é 50 pontos, então podemos ver que ela está excedento 1 ponto do seu limite, ou seja, está com over. (OBS: Um item tendo um over, não importa quantos pontos ele esteja excedendo, se ele for derrubado, vai cair somente o equivalente ao poder da runa que o derrubou).
Supomos então que usaremos uma Runa Vi (+3 Vitalidade) para quebrar esse over na agilidade, vamos ver o que acontece?
Falha: -1 Agilidade, +afundar.
Vemos então que a runa de poder 3 em Vitalidade não entrou, mas derrubou o over em agilidade que é equivalente ao seu poder e como nos casos anteriores,  derrubar um over com uma característica de poder menor ou equivalente significa liberar espaço no item, por isso obtemos o +afundar.
Então o nosso item ficou assim:
Solomonk
|+232 Vitalidade
|+46 Força
|+50 Agilidade
|+7 Golpe Crítico
|+7 Danos
|+19 % de Poder
|+Danos para Armadilhas
|+296  Iniciativa o mesmo teria acontecido com:
O mesmo aconteceria se tivessmos usado:
Runa Fo (+1 Força), Runa Int (+1 Inteligência), Runa Cha (+1 Chance) e outras runas que tem o mesmo poder de equivalência. Porque são equivalentes ao poder de 1 em Agilidade.
Novamente o nosso item está com over em 1 de Agilidade:
Solomonk
|+232 Vitalidade
|+46 Força
|+51 Agilidade  [Over de 1 Ponto]
|+7 Golpe Crítico
|+7 Danos
|+19 % de Poder
|+22 Danos  para Armadilhas
|+296  Iniciativa
Para entender melhor o sistema, vamos ver o que acontece se usarmos uma runa de poder maior que a Runa Vi(+3 Vitalidade). Vamos usar então uma Runa Pa Vi (+10 Vitalidade)
Falha: -3 Agilidade, +afundar
Agora vemos que a Runa Pa Vi não entrou, mas derrubou o over em uma significância equivalente à sua, ou seja:10 em Vitalidade = 3 em Características Elementais.
E como sabemos que as características elementais têm o mesmo valor entre elas, se tivessemos usado uma Runa Pa Fo (+3 Força), inves da Runa Pa Vi (+10 Vitalidade), teriamos o mesmo resultado, mas neste caso, a Runa Pa Fo teria mais chances de entrar porque a Força (que está em 46) está em um nível amigável para runas pequenas.
Geralmente as ”Runas Pa” só entram até um nível de 20x o seu Poder.
Como assim?
Vamos entender:
Runa Pa Fo  =  +3 em Força
20  x  3  =  60
Assim como:
Runa Pa Vi = +10 em Vitalidade
20 x 10 = 200
Então 60 pontos será a base limite para as “Runas Pa Elementais”  e 200 pontos será o limite para a Runa Pa Vi. em alguns casos em que a situação do espaço de poder do item é muito boa(com muito +afundar), esse limite pode ser excedido por uma Runa Pa, mas será perigoso porque poderemos obter -afundar como resultado do sucesso.
No caso das “Runas Ra” a multiplicação é menor, pois o limite da característica no item é menor em relação ao tamanho do poder da Runa, por exemplo:  o limite de Vitalidade em um item é 400 e não pode ser excedido sob hipótese nenhuma! Então a multiplicação em relação a Runa Ra Vi fica em torno de 13,3 + arredondamento, por exemplo:
Runa Ra Vi  =  +30 em Vitalidade
13,3  x  30  =  399 + arredondamento = 400
Já no caso das Runas Ra Elementais, o  limite de Características Elementais nos equipamentos é 100 (Em alguns casos de itens de baixo nível, podendo ser excedito à 101~102, como o Manto do Tofu Louco, por exemplo), então a multiplicação só pode ser feita por 10 por exemplo:
Runa Ra Fo  =  +10 em Força
10  x  10  =  100
Vamos resumir esta etapa com uma tabela de equivalência para sabermos mais ou menos qual runa equivale a qual, mas como é um sistema muito complexo, vou tentar mostrar de uma forma mais fácil, tomando três características como exemplo, nesse caso, vamos usar a Agilidade(representando as carácteristicas elementais),Vitalidade e Prospecção, que são as 3 principais características que excedem o seu limite, ainda temos Iniciativa, as ResistênciasDanos ElementaisDanos de Empurrão, etc… mas vamos ter como exemplo somente essas 3 principais para sabermos quanta influência elas tem sobre outras características e vice e versa.
No caso da prospecção, que apesar de ser a 3ª  alternativa de over hoje em dia, ela não deixa de ser uma característica incomum no over, não sofrendo a mesma influência que as características elementais ou a vitalidade.
A influência das demais características sobre ela é a mesma em relação ás características elementais, porém, o efeito dela sobre outras características é maior.
Exemplo:
Agilidade Sobre  Prospecção em over com Runa Agi, Pa Agi e Ra Agi
Sucesso: +1 Agilidade, -1 Prospecção
Sucesso: +3 Agilidade, -1 Prospecção
Sucesso: +10 Agilidade, -4 Prospecção, +afundar
Prospecção sobre Agilidade em over com Runa Prospe e Pa Prospe
Sucesso: +1 Prospecção, -3 Agilidade
Sucesso: +3 Prospecção, -9 Agilidade
Notem que o efeito da Agilidade sobre a Prospecção só aumentou de 1 para 4 quando passamos a usar a Runa Ra Agi (+10 em Agilidade)
Já no caso do efeito da Prospecção sobre a Agilidade, a queda seguiu as regras normais de equivalência.
 1 Prospecção = 3 Agilidade, portanto: 3 Prospecção  x  -3 Agilidade  =  -9
No caso da Vitalidade e Iniciativa, elas exércem a influência em proporções normais, embora a influência de uma Característica Elemental ou qualquer outra característica acima disso tenha uma influência maior sobre a Vitalidade e a Iniciativa, a influência delas nessas mesmas características é menor, mas será aumentada a cada alteração de poder delas.
No caso da Iniciativa, é duas vezes mais afetada que a Vitalidade, pois representa metade do valor da Vitalidade.
Exemplo:
Vitalidade sobre Agilidade em over com Runa Vi, Pa Vi e Ra Vi
Sucesso: +3 Vitalidade, -1 Agilidade, +afundar
Sucesso: +10 Vitalidade, -3 Agilidade, +afundar
Sucesso: +30 Vitalidade, -10 Agilidade, +afundar
Agilidade sobre Vitalidade em over com Runa Agi, Pa Agi e Ra Agi
Sucesso: +1 Agilidade, -4 Vitalidade
Sucesso: +3 Agilidade, -12 Vitalidade
Sucesso:  +10 Agilidade, -40 Vitalidade
Vitalidade sobre Iniciativa em over com Runa Vi, Pa Vi e Ra Vi
Sucesso: +3 Vitalidade, -8 Iniciativa 
Sucesso: +10 Vitalidade, -25 Iniciativa
Sucesso: +30 Vitalidade, -75 Iniciativa
Iniciativa sobre Vitalidade em over com Runa Ini, Pa Ini e Ra Ini
Sucesso: +10 Iniciativa, -4 Vitalidade
Sucesso: +30 Iniciativa, -12 Vitalidade
Sucesso: +100 Iniciativa, -40 Vitalidade
Notem que a menor influência na Iniciativa é 8, o que não corresponde às seguintes, mas, isto ocorre  porque aqui também existe um arredondamento de valor, deveria ser 7,5 mas foi arredondado à 8 para melhor se adaptar aos padrões de aprimoramento.
Tabela de Equivalência com Características Elementais como Modelo
Agora que aprendemos um pouco sobre a influência de algumas características importantes sobre asCaracterísticas Elementais, vamos usá-las como modelo e depois disso, para sabermos a qual é a influência em características menores que as Características Elementais é só multiplicarmos o resultado da influência sobre as mesmas.
Exemplo:
Agilidade  =  3 Vitalidade = 8 Iniciativa 
Agilidade  = 10 Vitalidade = 25 Iniciativa
10 Agilidade = 30 Vitalidade = 75 Iniciativa
Runas  de 1° Grau de Equivalência  =  90  em  Características Elementais
[Runa Ga PA]                        (+1 PA)                                                                
[Runa Ga PM]                       (+1 PM)                                    
Runas  de 2° Grau de Equivalência  =  51  em  Características Elementais
[Runa Range]                        (+1 Alcance)
Runas  de 3° Grau de Equivalência  =  45  em  Características Elementais
[Runa Pa Tra]                       (+3 Danos de Armadilhas)
Runas  de 4° Grau de Equivalência  =  30  em  Características Elementais
[Runa Cri]                              (+1 Golpe Crítico)
[Runa Invo]                          (+1 Criaturas Invocáveis)
[Runa Ra Sa]                         (+10 Sabedoria)
[Runa Ra Pod]                      (+100 Capacidade de Carga)
Runas  de 5° Grau de Equivalência  =  21  em  Características Elementais
[Runa Pa PM Res]               (+3 Esquiva a Perda de PM)
[Runa Pa PA Res]                (+3 Esquiva a Perda de PA)
[Runa Pa PM Red]              (+3 Habilidade de Redução de PM)
[Runa Pa PA Red]               (+3 Habilidade de Redução de PA)
Runas  de 6° Grau de Equivalência  =  20  em  Características Elementais
[Runa Ra Da Per]                 (+10 % Danos)
[Runa Ra Tra Per]               (+10% Danos Para Armadilhas)
[Runa Do]                                 (+1 Danos)
[Runa de Hea]                        (+1 Cura)
Runas  de 7° Grau de Equivalência  =  15  em  Características Elementais
[Runa Pa Terra Da]             (+3 Danos de Terra)
[Runa Pa Fogo Da]              (+3 Danos de Fogo)
[Runa Pa Água Da]             (+3 Danos de Água)
[Runa Pa Ar Da]                    (+3 Danos de Ar)
[Runa Pa Psh Da]                 (+3 Danos de Empurrão)
[Runa Tra]                               (+1 Dano de Armadilha)
Runas  de 8° Grau de Equivalência  =  12  em  Características Elementais
[Runa Pa Tac]                        (+3 Prisão)
[Runa Pa Fle]                          (+3 Esquiva)
Runas  de 9° Grau de Equivalência  =  10  em  Características Elementais
[Runa Ra Vi]                          (+30 Vitalidade)  
[Runa Ra Fo]                         (+10 Força)
[Runa Ra Int]                        (+10 Inteligência)
[Runa Ra Cha]                       (+10 Chance)
[Runa Ra Agi]                        ( +10 Agilidade)    
[Runa Ra Ini]                         (+100 Iniciativa)
[Runa Pa Pod]                        (+30 Capacidade de Carga)
Runas  de 10° Grau de Equivalência  =  9  em  Características Elementais
[Runa Pa Prospe]                (+3 Prospecção)
[Runa Pa Sa]                           (+3 Sabedoria)
Runas  de 11° Grau de Equivalência  =  7  em  Características Elementais
[Runa Pm Res]                    (+1 Esquiva a Perda de PM)
[Runs Pa Res]                       (+1 Esquiva a Perda de PA)
[Runa Pm Red]                    (+1 Habilidade de Redução de Pm)
[Runa Pa Red]                      (+1 Habilidade de Redução de Pa)
Runas  de 12° Grau de Equivalência  =  6  em  Características Elementais
[Runa Pa Da Per]                 (+3 % Danos)
[Runa Pa Tra Per]               (+3% Danos Para Armadilhas)
[Runa Pa Psh Res]               (+3 Resistencia a Dano de Empurrão)
[Runa Pa Cri Res]                (+3 Resistencia a Golpes Críticos)
Runas  de 13° Grau de Equivalência  =  5  em  Características Elementais
[Runa Terra Da]                  (+1 Dano de Terra)
[Runa Fogo Da]                    (+1 Dano de Fogo)
[Runa Agua Da]                   (+1 Dano de Água)
[Runa Ar Da]                          (+1 Dano de Ar)
[Runa Psh Da]                       (+1 Dano de Empurrão)
Runas  de 14° Grau de Equivalência  =  4  em  Características Elementais
[Runa  Tac]                            (+1 Prisão)
[Runa Fle]                               (+1 Esquiva)
Runas  de 15° Grau de Equivalência  =  3  em  Características Elementais
[Runa Pa Vit]                        (+10 Vitalidade)
[Runa Pa Fo]                          (+3 Força)
[Runa Pa Int]                        (+3 Inteligência)
[Runa Pa Cha]                       (+3 Chance)
[Runa Pa Agi]                        (+3 Agilidade)
[Runa Pod]                              (+10 Capacidade de Carga)
[Runa Prospe]                       (+1 Prospecção)
[Runa Sa]                                  (+1 Sabedoria)
Runas  de 16° Grau de Equivalência  =  2  em  Características Elementais
[Runa Re Terra]                    (+1 Resistência a Ataques do Elemento Terra)
[Runa Re Fogo]                      (+1 Resistência a Ataques do Elemento Fogo)
[Runa Re Água]                     (+1 Resistência a Ataques do Elemento Água)
[Runa Re Ar]                            (+1 Resistência a Ataques do Elemento Ar)
[Runa Da Per]                          (+1% de Danos)
[Runa Tra Per]                        (+1% de Danos de Armadilhas)
[Runa Re Per Terra]            (+1% Resistência a Ataques do Elemento Terra)
[Runa Re Per Fogo]              (+1% Resistência a Ataques do Elemento Fogo)
[Runa Re Per Água]              (+1% Resistência a Ataques do Elemento Água)
[Runa Re Per Ar]                    (+1% Resistência a Ataques do Elemento Ar)
Runas  de 17° Grau de Equivalência  =  1  em  Características Elementais
[Runa Vit]                                  (+3 Vitalidade)
[Runa Fo]                                   (+1 Força)
[Runa Int]                                  (+1 Inteligência)
[Runa Cha]                                (+1 Chance)
[Runa Agi[                                 (+1 Agilidade)
 Aprendendo a utilizar a equivalência
Vamos usar o Anel do Aventureiro como exemplo:
Supondo que o estado das características do Anel do Aventureiro seja esta:
Anel do Aventureiro
|+1 em Sabedoria
|+1 em Força
|+1 em Inteligência
|+1 em Chance
|+2 em Agilidade
Agora supomos que você utilizou a Runa Fo.
Sucesso: +1 em Força, -1 em Agilidade
Neste caso, com a entrada da Runa Fo, foi derrubado 1 ponto de agilidade, ou seja, poder equivalente a 1 de força, mas como não estamos em uma situação em que a agilidade esteja em over ou não é um stats de poder menos que a força, não obtivemos como resultado nem o +afundar, nem o -afundar, pois é uma situação neutra, então não houve muita alteração no poder do item.
Agora vamos ver mais um exemplo:
Anel do Aventureiro
|+1 em Sabedoria
|+1 em Força
|+1 em Inteligência
|+1 em Chance
|+2 em Agilidade
Podemos ver que a agilidade está no seu limite natural, que são 2 pontos.
O que acontece se ultrapassarmos esse limite? Vamos ver.
Supomos que você utilizou uma Runa Age.
Sucesso: +1 em Agilidade, -afundar
Podemos ver que no resultado do over, a agilidade entrou, não derrubou nenhum dos outros stats, poderia ter derrubado, neste caso não derrubou, mas obtivemos -afundar como
resultado, ou seja, menos espaço, pois a agilidade ultrapassou o seu limite.
Com isso, nosso Anel do Aventureiro ficou nessas condições, com a agilidade excedendo o limite em 1 ponto:
Anel do Aventureiro
|+1 em Sabedoria
|+1 em Força
|+1 em Inteligência
|+1 em Chance
|+3 em Agilidade  [Over de 1 Ponto]
A agilidade está com 1 ponto  acima do limite, que é 2. Ou seja, está em “over”. Por tanto, a agilidade está ocupando mais espaço do que devia, deixando assim, menos espaço no equipamento.
Supomos novamente que você utilizou  uma Runa Fo.
Sucesso: +1 em Força, -1 em Agilidade, +afundar
Resultado:
Anel do Aventureiro
|+1 em Sabedoria
|+2 em Força
|+1 em Inteligência
|+1 em Chance
|+2 em Agilidade
Agora podemos ver que com a entrada de 1 em força, derrubamos 1 de agilidade (que estava em over) e obtivemos +afundar no resultado, porque ganhamos mais espaço de poder, já que a agilidade voltou ao seu limite natural.
Agora, vamos ver um caso onde não temos over e mesmo assim obtemos +afundar e -afundar.
Vamos tomar como exemplo um Solomonk.
Esse é o estado atual do nosso item.
Solomonk
|+232 Vitalidade
|+46 Força
|+39 Agilidade
|+7 Golpe Crítico
|+8 Danos
|+19 % de Poder
|+22 Danos para Armadilhas
|+296  Iniciativa
Vamos supor agora que utilizamos uma runa Pa Age (Poder 3 de Agilidade).
Sucesso: +3 Agilidade, -1 Dano, +afundar
Podemos ver que o nosso Solomonk não tinha nenhuma característica em over, mas neste caso vemos que com a entrada de 3 em agilidade, foi derrudado 1 de Dano (1 de dano equivale a 20 pontos de Força/Inteligência/Chance/Agilidade, por tanto o Dano tem um poder MAIOR que a Agilidade).
Sendo assim, como eu disse no inínio, quando uma runa derruba uma característica de poder maior, obtemos o+afundar, ou seja, ganhamos mais espaço no item.
Esse é o estado atual do nosso item.
Solomonk
|+232 Vitalidade
|+46 Força
|+42 Agilidade
|+7 Golpe Crítico
|+7 Danos
|+19 % de Poder
|+22 Danos para Armadilhas
|+296  Iniciativa
Agora vamos ver o que acontece usarmos uma Runa Do e ela derruba algo:
Sucesso: +1 Dano, -6 Agilidade, -afundar
Podemos ver que com a entrada de 1 em Danos, perdemos 6 pontos de Agilidade. Como eu disse que o Dano tem um poder maior que as características elementais, vemos que obtivemos no resultado um -afundar.
Você  nos disse que 1 Dano = 20 em Características Elementais? Porque então só foi derrubado 6 pontos de agilidade inves de 20? E como saber qual a equivalência das características dos itens?
Quando uma determinada característica derruba uma outra que esteja dentro do seu limite, o resultado da falha é aleatória dentro do poder de equivalencia entre a característica que derrubou e a característica que caiu.
Como assim?
Aprendemos que 1 Dano = 20 em Característica Elementais, então se essa característica elemental não estiver em over e o poder de espaço do item estiver bom, normal ou ruim, iremos ter uma variação na perda da característica elemental quando o dano entrar derrubando.
Por exemplo:
Sucesso:  +1 Dano, -1~20 Agilidade, -Outros, -afundar/nenhuma alteração/+afundar
Nesse caso, se derrubar dentro da variação de 1~19 teremos o -afundar, derrubando característica elemental + outra característica que a queda de ambos signifique um poder equivalente ou maior que o poder do dano, o mais provável é que ganhe +afundar.
São raros os casos em que a entrada de 1 de dano sem over nos demais stats derruba 20 em stats elementais, em geral, quando isso acontece, não cai somente uma característica elemental, como também outras características que estejam ameaçadas pelo baixo espaço de poder no item,  o que sabemos que é motivado pela alta quantidade de -afundar nos resultados das tentativas de forja.
O sistema de aprimoramento de itens, embora tenha um padrão bem complexo de relatividade de poderes que podemos calcular, ainda é um sistema muito imprevisível, não temos como saber 100% se determinada runa de forja irá entrar no equipamento ou não, se irá derrubar algo ou não. O que podemos fazer é utilizar dos resultados da entrada dessa runa para facilitar um pouco mais a entrada de outras, e assim chegarmos a um resultado de estado agradável do nosso item.
Bom, com isso já aprendemos um pouco sobre as alterações no sistema de aprimoramento, aprendemos o que são +afundar e -afundar, aprendemos um pouco sobre a equivalência dos poderes das runas de forja mágica e aprendemos como utilizá-las.
Espero que tenham gostado e aprendido bastante com este tutorial.
Em breve, em um novo tutorial, iremos aprender como subir de nível mais fácil na sua profissão especializada (Magus) utilizando tudo que aprendemos sobre aprimoramento de itens neste tutorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário